Prefeitura de Tupaciguara é parceira na Feira da Saúde, Ação Social e Campanha de Doação de Sangue


Acontece neste próximo sábado, 18 de março, das 07h30 às 12 horas, na Escola Estadual Sebastião Dias Ferraz, a Feira da Saúde, Ação Social e Campanha de Doação de Sangue, uma realização do Lions Clube de Tupaciguara “Enodes de Oliveira”, com o apoio na realização da Prefeitura Municipal de Tupaciguara.

Serão executadas, em parceria com a Prefeitura, diversas atividades, entre elas aferição de pressão, peso, altura, taxa de diabetes e orientações médicas; orientações sobre DST, saúde bucal, câncer e mancha na pele; testes rápidos para hepatite B e C, sífilis e HIV; campanhas contra o Aedes Aegypti, Chikungunya e as drogas; distribuição de mudas nativas e frutíferas; corte de cabelo gratuito; atividades esportivas e de entretenimento, entre outras.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com vários profissionais, realizará os cortes de cabelos gratuitos. A Secretaria Municipal de Agropecuária, Aquicultura e Desenvolvimento Rural doará cerca de 500 mudas nativas e frutíferas para a população replantar em suas casas, comércios, áreas de lazer, etc.

Já a Secretaria Municipal de Saúde ficará com toda a parte assistencial médica, menos a doação de sangue, que será acompanhada e realizada pela Fundação Hemominas. E a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Promoção à Juventude ficará com as atividades esportivas e de entretenimento juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

Para a doação de sangue, podem ser pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos: quem tem e está com boa saúde; quem pesa acima de 50kg; quem dorme bem na noite anterior à doação; mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Prefeitura de Tupaciguara