Prefeitura e 9ª RPM assinam ordem serviço para reestruturação da sede do Copom


(Imagem: Valter de Paula/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação)

Como parte da política municipal de apoio ao setor de segurança pública, o prefeito Odelmo Leão celebrou, na manhã desta sexta-feira (20), mais uma importante etapa do convênio de cooperação firmado com a Polícia Militar (PM). Junto à 9ª Região da PM (RPM), foi assinada a ordem de serviço para as obras de readequação da estrutura e instalações do Centro de Operações da instituição, o Copom. Para isso, a Prefeitura de Uberlândia está contribuindo com R$ 620.598,91 oriundos de multas aplicadas durante fiscalização do trânsito.

A iniciativa vai transformar o Copom em um Centro de Operações Integrado. Dessa forma, a estrutura será ampliada para possibilitar o compartilhamento de espaço físico com outros órgãos, como Prefeitura, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além de adequar o ambiente para o processo de modernização tecnológica pelo qual a 9ª RPM está passando, dentro do projeto Polícia 4.0.

O prefeito destacou que, na atual gestão, a parceria com o sistema de segurança pública é uma das prioridades. “Em junho, lançamos aqui o programa Anel de Segurança, que deu à PM acesso 24h às câmeras instaladas nos radares fixos de fiscalização eletrônica da cidade. Agora, damos mais um passo para contribuir com a modernização dessa instituição que bravamente trabalha na proteção de cada cidadão e cidadã de Uberlândia. Desde 2017, já investimos mais de R$ 69 milhões em parceria com o sistema de segurança pública da cidade, poder público e poder judiciário. O resultado pode ser sentido na redução da criminalidade e esse trabalho não pode parar”, disse Odelmo Leão.

Prova dessa redução foi apresentada pelo comandante da 9ª RPM, coronel Cláudio Vitor. Ele explicou que, em relação a 2017, o município registrou uma queda mensal de três mil ocorrências. Com a reforma do Copom, o militar garantiu que o atendimento prestado vai melhorar ainda mais. “Com o repasse feito pela Prefeitura de Uberlândia, além de criarmos uma sala para recebermos outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran), em ações cooperativas de fiscalização, vamos aumentar de oito para 15 o número de cabines de atendimento. Essa reestruturação vai melhorar nossas condições de trabalho para que possamos instalar computadores mais modernos e implementar outras tecnologias junto à equipe, como parte do projeto Polícia. 4”, destacou.

O Polícia 4.0 tem o objetivo de otimizar as atividades exercidas pela PM com o auxílio de tecnologia para automação, troca de dados e internet das coisas. Nesse percurso, os agentes de segurança já contam com a digitalização da rede-rádio, um sistema criptografado e de georreferencimento de posição via satélite para comunicação entre as equipes. Um aplicativo ainda será disponibilizado aos policiais, para terem acesso à central de videomonitoramento para consultas e recebimentos de alertas.

Em parceria com o Município, está em andamento a evolução da central de videomonitoramento a um sistema integrado com solução de reconhecimento facial, que potencializará o projeto “Divisa Segura”, por meio do qual são feitas a vigilância e a fiscalização eletrônicas das principais vias urbanas e rurais, com monitoramento pelos pórticos de entrada e saída de Uberlândia.

Prefeitura de Uberlândia