Propriedades que cultivam frutas serão certificadas pelo Governo de Minas


Um novo programa do Governo de Minas Gerais dará início neste ano ao processo de certificação de, pelo menos, 120 propriedades produtoras de frutas. A ação faz parte do Certifica Minas Frutas, criado com o objetivo de incentivar a utilização de boas práticas agrícolas, além de atender à demanda dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes, em busca de alimentos saudáveis.

O Certifica Minas Frutas foi lançado no final do ano passado pela Secretaria de Estado de Agricultura, em parceria com a Emater-MG, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A metodologia é a mesma já utilizada com sucesso no Certifica Minas Café, que conta com mais de 1300 propriedades certificadas no Estado.

“Os produtores que aderirem voluntariamente ao programa receberão assistência da Emater-MG para preparar a propriedade de acordo com uma série de boas práticas agrícolas. Em seguida, a propriedade passará por uma auditoria feita pelo IMA. Se for aprovada, o agricultor recebe um selo chancelado pelo Governo de Minas Gerais, que ele poderá utilizar na hora de comercializar a produção. A fruta proveniente de uma propriedade certificada poderá ter mais valor no mercado, devido à agregação de valor de um produto diferenciado”, explica o coordenador estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.

Para obter o selo do Certifica Minas Frutas, o produtor interessado deve seguir um checklist com mais de 100 itens, que vão desde o uso de mudas sadias, até a proteção de nascentes na propriedade e o respeito à legislação trabalhista. O selo tem validade de um ano. Para ser renovado, a propriedade precisa passar por nova avaliação dos auditores. “Este tipo de certificação para a fruticultura é uma demanda que surgiu do próprio setor, por causa do aumento das exigências dos consumidores”, afirma o coordenador da Emater-MG.

Ações em 2017

Deny Sanábio explica que, em 2017, o programa dará prioridade às regiões Norte, Sul e Zona da Mata, que são grandes produtores de fruta no Estado. Mas propriedades de outras regiões também poderão participar. “Acreditamos que a demanda será maior para propriedades que cultivam banana, abacaxi, laranja e morango, pois temos uma grande produção destas frutas no Estado. Por outro lado, já verificamos que produtores de frutas como a amora-preta, apesar de ainda pouco cultiva em Minas, tem grande interesse neste tipo de certificação”.

A partir de maio, cerca de 60 técnicos da Emater-MG, além de fiscais do IMA, passarão por uma capacitação específica para o programa. Em seguida, o Certifica Minas Frutas será divulgado para os produtores, que também passarão por um treinamento. “A assistência técnica da Emater-MG nas propriedades familiares será gratuita. Para fazer a auditoria do IMA, será necessário pagar uma taxa no valor de aproximadamente 10% do que é normalmente cobrado por outras auditorias no mercado”, diz Sanábio.

Segundo o coordenador da Emater-MG, o tempo que se leva para conseguir a certificação depende muito da situação da propriedade, dos ajustes que precisam ser feitos e do envolvimento do proprietário. “Tem propriedade que poderá conseguir o selo em poucos meses. Outras levam um ano ou mais”, afirma.

Fruticultura em Minas Gerais

Minas Gerais se destaca na produção de várias frutas. O Estado lidera o cultivo de morangos, com uma colheita anual de aproximadamente 75 mil toneladas. A maior parte das lavouras está na região Sul, que responde por mais de 80% do que é produzido em Minas.

A bananicultura também se sobressai na agricultura mineira e participa com 11,4% da produção nacional, com 796 mil toneladas, atrás apenas da Bahia e de São Paulo. Os municípios com maior produção de Minas estão na região Norte, mas a produção no Sul também é significativa.

Já a produção de abacaxi está concentrada no Triângulo Mineiro, de onde saem 94% do que é colhido no Estado. Minas Gerais produz cerca de 280 milhões de frutos por ano. É o terceiro maior produtor nacional, 14,9% da produção brasileira.

Minas também é destaque na produção de citros. Tanto na produção de laranja (889 mil toneladas) quanto na de limão (110 mil toneladas), o Estado ocupa segunda posição no país.

Ascom Emater-MG