SAE explica sobre os novos valores das contas de água em Araguari

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

A Superintendência de Água e Esgoto de Araguari – SAE, através do seu Superintendente André Reis, após vários questionamentos sobre os valores expedidos nas contas de água deste mês, informa que a alteração se deve pela modernização do sistema de cobrança utilizado pela autarquia.

“A SAE utilizava um sistema há mais de 20 anos para a expedição das contas de água. Este sistema, além de se encontrar obsoleto, exigia muita intervenção manual para o seu perfeito funcionamento. E é muito alto o seu custo para adequação às leis de transparência e aos serviços necessários, como 2º via pela internet”, destacou o Superintendente.

Assim que a nova administração tomou posse em Araguari, sua equipe de Gestão Estratégica, Planejamento e Riscos identificou a necessidade imediata da modernização tecnológica do faturamento da SAE para a entrega de um serviço de melhor qualidade à população, de menor risco ao orçamento público e com maior transparência.

A nova administração identificou a publicação de um processo de licitação, realizado na administração anterior, para contratação de um novo sistema, moderno para o faturamento. Visando agilizar o processo de contratação foi dada continuada no processo licitatório já em curso, o que resultou na contratação da empresa Horus Soluções Integradas.

Mesmo com toda priorização e agilidade aplicadas para implantar essa modernização, alguns percalços impediram de fazer uma migração tranquila, como o fato do servidor de banco de dados, que rodava o sistema antigo, apresentar problemas de disco uma semana antes da data agendada para a migração.

A junção de dados inconsistentes do sistema antigo com a migração prematura dos dados gerou alguns problemas que estão sendo devidamente identificados e sanados. Cadastros de proprietários com CPF trocados, e médias de consumo inconsistentes são alguns dos problemas já identificados.

Segundo as informações da SAE, o novo sistema da Horus Soluções Integradas, além de ser altamente seguro, o que garantirá uma maior consistência das informações ao consumidor, possui elevado nível de automação, diminuindo consideravelmente a possibilidade de falha humana.

“Estamos implantando um novo sistema que garantirá uma maior segurança tanto para os consumidores quanto para a SAE. O que aconteceu neste mês, em relação à discrepância em algumas contas de alguns consumidores, foi que o novo sistema, no início, precisa utilizar os dados advindos do sistema anterior (obsoleto) e algumas informações estavam discrepantes”, explicou André Reis.

Para Jair Heitor, diretor da empresa Horus Soluções Integradas, a cidade de Araguari possui uma das menores tarifas de água do Brasil, oferecendo aos araguarinos uma água de muito boa qualidade e a baixo custo.

“Pedimos aos consumidores que só procurem a SAE caso haja uma diferença significativa no valor da fatura. Devido ao problema no servidor de banco de dados, as contas de agosto/2017 foram calculadas com base nas médias. Como toda média não reflete o consumo exato, haverá saldos e créditos que serão ajustados nas próximas contas. Asseguramos que, a partir do próximo mês, os valores cobrados estarão de acordo com o consumo real, pois tanto a leitura anterior como a atual serão feitas na nova sistemática”, frisou André Reis.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) destacou que o transtorno foi temporário e que a administração pública está trabalhando para que todo o processo de cobranças de encargos para os munícipes aconteça de maneira lícita e justa.

“Estamos modernizando a administração municipal para que a gestão seja cada vez mais eficiente, e para que nenhum araguarino seja lesado ou beneficiado de forma injusta ao pagar seus encargos e impostos. Temos a obrigação de trabalhar e agir honestamente com a população. O diferencial nas contas da SAE será normalizado já no próximo mês”, reforçou o Prefeito Marcos Coelho.

Prefeitura de Araguari

LEIA TAMBÉM!