Secretário de Justiça e Segurança Pública participa de cerimônia para ingresso do TJMG no Sistema Estadual de Inteligência

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

Assinado pelo titular da Sejusp e pelos comandos das forças de segurança mineiras, o documento aprova a inclusão do Tribunal em comitê responsável pelo planejamento e execução de ações de inteligência no Estado

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participou, na tarde desta quinta-feira (29/7), da cerimônia que firma o Acordo de Cooperação Técnica, entre as forças de segurança mineiras, para o ingresso da Agência de Inteligência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (Seisp-MG). O evento aconteceu na sede do Tribunal, em Belo Horizonte.

Coordenado pela Superintendência de Inteligência e Integração da Informação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na condição de Agência Central do Estado e presidente do seu Conselho Gestor, o Seisp-MG tem como principais atribuições o planejamento e a execução das atividades de inteligência desenvolvidas em Minas. Além disso, em âmbito federal, ele integra o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública (Sisp).

Para o titular da Sejusp, Minas Gerais vive um momento ímpar, em que as forças integradas às instituições de Justiça servem de exemplo para o país na luta contra o crime organizado. “Com a integração que tem acontecido em nosso Estado, a Segurança Pública mineira dá um salto em qualidade. Estamos, mais uma vez, na vanguarda nacional e contamos com um governador que nos auxilia nesse pensamento”, afirma o secretário Rogério Greco.

Harmonia

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, agradeceu a oportunidade de a Agência de Inteligência integrar o Sistema Estadual. “Os Poderes e as instituições civis e militares devem procurar por essa harmonia, porque, em verdade, temos o mesmo objetivo, o mesmo escopo, que é o bem comum, para o qual nós todos trabalhamos”, ressalta.

Também assinaram o documento: o comandante-geral da Polícia Militar (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o chefe da Polícia Civil (PCMG), delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), coronel Edgard Estevo da Silva.

Seisp-MG

Instituído em dezembro de 2019, por meio do Decreto nº 47.797, o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública de Minas Gerais tem a função de coordenar e integrar as atividades de inteligência das instituições que o compõem. Até o ingresso da Agência de Inteligência do TJMG, nesta quinta-feira (29/7), eram elas: a Sejusp, a PMMG, a PCMG e o CBM-MG. A inclusão acontece após a solicitação formal do Tribunal, endereçada à Secretaria, representada na figura do secretário Rogério Greco, em março deste ano; e a resolução positiva do Conselho Gestor do Sistema.

Ao Seisp, é atribuída a função de subsidiar a tomada de decisões em políticas públicas de Segurança. Para tanto, competem ao Sistema ações especializadas na produção e na salvaguarda de conhecimentos que preveem, previnem, neutralizam e reprimem atos criminosos de qualquer natureza. Integradas, as agências de inteligência desenvolvem também estudos a respeito de temas de interesse do Estado e da sociedade.

Assessoria de ComunicaçãoSecretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

LEIA TAMBÉM!