Subsecretária de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais recebe o Secretário Municipal de Araguari


A Subsecretária de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais, Patrícia Magalhães Rocha, recebeu esta semana, o Secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari, Ailton Oliveira Souza.

O Encontro aconteceu no Attie Park Hotel, em Uberlândia, onde a Subsecretária estava hospedada, e contou ainda com a presença do Chefe de Gabinete da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas do Estado de Minas Gerais, Luciano Pinheiro, do Secretário de Meio Ambiente de Araguari, Hamilton Tadeu de Lima Júnior (representando o Prefeito Marcos Coelho de Carvalho), do Diretor Jurídico da Secretaria de Meio Ambiente, Dr. João Douglas e dos Assessores da Secretaria de Políticas Sobre Drogas de Araguari, Olavo Guimarães e José Eduardo.

Patrícia Magalhães Rocha está na região reestruturando o Programa “Craque, é possível vencer” junto à 9ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública). Na oportunidade, fez questão de receber os representantes da Pasta de Políticas Sobre Drogas de Araguari para conhecer seu funcionamento e estreitar o apoio e parcerias.

Durante o encontro, a Subsecretária do Estado se mostrou maravilhada com o trabalho de prevenção ao uso e abuso de drogas desenvolvido em nosso município.

“Acredito que é o caminho mais viável e acertado na luta contra as drogas o trabalho desenvolvido em Araguari; estou maravilhada com o que foi apresentado sobre a Secretaria de Araguari e o trabalho sério e respeitado que vem sendo realizado, sobretudo na área da prevenção”, destacou.

A Subsecretária Estadual se comprometeu a destinar um veículo para a pasta a fim de possibilitar a ampliação dos serviços prestados. Ainda ficou firmada a parceria com a visita de Patrícia Magalhães em Araguari no mês de junho, participando dos eventos do “Junho Branco”, mês de combate e prevenção ao uso de drogas, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas.

Ailton Oliveira Souza, Secretário Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari, considerou a importância desse encontro para o Município: “Um dos pontos mais importantes foi o estreitamento entre a Secretaria Municipal e a Secretaria Estadual, que já trouxe benefícios como a destinação do veículo, além de outras grandes parcerias estão por vir. A Subsecretária Patrícia deixou de portas abertas a Secretaria do Estado de Minas Gerais, propondo-se a colaborar com a Secretaria Municipal com tudo o que for possível, ” ressaltou o Secretário.

Na próxima segunda-feira, dia 10 de abril, uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas de Araguari estará em Belo Horizonte participando do “Simpósio Estadual de COMAD’s” para capacitação.

Simpósio Estadual de COMAD’s

O objetivo do evento é treinar psicólogos e assistentes sociais que atuam em unidades prisionais para oferecer um apoio qualificado ao preso que já foi usuário de drogas ilícitas, reduzindo a possibilidade da reincidência e, consequentemente, buscando a redução da criminalidade. As palestras abordaram os diferentes tipos de drogas; os critérios que classificam pessoas como dependentes; políticas públicas sobre drogas no Estado; práticas de habilidades para lidar com situações de risco e um planejamento de estratégias de enfrentamento.

Prefeitura de Araguari