Termo garante repasse de recursos para execução de projetos ambientais na bacia do rio Araguari

Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Redação V9

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Legenda da foto

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas (ABHA – Gestão das Águas) assinaram um termo de compromisso para garantir o repasse de recursos para auxiliar a implementação do Plano Plurianual de Aplicações da Bacia do Rio Araguari. A Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba assinou o documento como interveniente. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), por sua vez, deram sua anuência para o desenvolvimento do acordo.

Na prática, a medida consistirá na transferência de recursos decorrentes de medidas compensatórias impostas em razão de danos ao meio ambiente para a ABHA, com objetivo de facilitar a execução das ações e fiscalizar as atividades previstas, especialmente em relação ao desenvolvimento de projetos ambientais, como o “Programa de Qualidade da Água” e o “Águas Gerais”.

Com o acordo, a MPMG repassará para a associação, por meio da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba, cerca de R$ 150 mil, acompanhando a execução do plano e fornecendo informações quanto aos pontos estabelecidos no termo de compromisso. A ABHA, por sua vez, terá que apresentar relatórios demonstrando a execução dos pontos acordados, contando com o auxílio das entidades que intermedeiam o acordo.

Ministério Público de Minas Gerais

LEIA TAMBÉM!