Tupaciguara receberá a escola móvel do SESI


No dia 25 de junho, o Prefeito Tenente Carlos reuniu-se com o senhor Carlos Quintiliano da Silva, gerente da Regional Vale do Paranaíba, ligada à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Sistema Fiemg, para fechar a parceria e trazer para Tupaciguara a Escola Móvel SESI/SENAI, um programa de ensino gratuito desenvolvido pela Fiemg.

Participaram da reunião, ocorrida na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Municipal Tenente Carlos, as secretarias de Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Assessoria de Comunicação e a Pedagoga Luce Meire de Carvalho, da Escola Móvel SESI/SENAI. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com seu secretário Vinicius da Silva, juntamente com o Prefeito Municipal foram os idealizadores e os responsáveis por fazer essa parceria.

A Escola Móvel ficará em Tupaciguara de 19 de setembro a 19 de outubro, onde serão oferecidos nove cursos e quatro oficinas com aulas nos turnos da manhã e da tarde, com carga horária variada de 8 a 80 horas. Dentro do trabalho de inclusão da Fiemg, os cursos também estarão abertos para integrantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Dentre os cursos oferecidos estão Pedreiro Assistente, Secretariado, Auxiliar Administrativo, Atendimento ao Cliente, Educação e Sustentabilidade, Mecânico de Motos, Eletricista Assistente, Costureira Assistente entre outros.

A estrutura terá oito tendas num espaço de 800 metros quadrados e capacidade para 532 alunos e a escola móvel vai funcionar durante os 30 dias na Praça João de Barros Ferreira. E segundo o gerente, a unidade principal (tenda grande) é formada por uma tenda móvel e modular, construída em estruturas metálicas e lonas, com piso e divisórias das salas em madeira. As salas são iluminadas e climatizadas com a estrutura completa para aulas teóricas e práticas.

A Prefeitura ficará responsável por disponibilizar local para instalação da escola móvel, distribuir o material de divulgação, realizar as inscrições (que serão divulgadas), fornecer mão de obra para vigilância, limpeza e carga e descarga dos materiais, lanche para os alunos, acesso à energia elétrica, à água e ao esgoto, já a organização do evento será responsável por toda a estrutura necessária à realização dos cursos, tenda, instrutores, material didático, acompanhamento pedagógico, uniformes, certificados, ferramentas, multimídia, acompanhamento das inscrições, material de divulgação, dentre outros.

“Estamos em busca de parceiros como o Sistema Fiemg, que, com o nosso apoio, trará uma superestrutura para oferecer cursos gratuitos a nossa população. Cerca de 530 alunos serão agraciados com cursos voltados para o mercado de trabalho e para a qualificação profissional e assim estarem aptos à procura do emprego e da renda familiar. Parceiros como esses, estamos buscando todos os dias para que Tupaciguara melhore e tenha mais qualidade de vida a todos os tupaciguarenses”, finaliza o prefeito Tenente Carlos.