Unitri promove fórum que discute mudanças que ocorreram com a reforma trabalhista


Na última quinta-feira (21), a Unitri, em parceria com Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia (Sindttrans) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), promoveu o Fórum Reforma Trabalhista – Aplicações Práticas. O evento tinha como objetivo discutir todas as mudanças que ocorreram com a aprovação da reforma trabalhista.

“A Unitri tem um papel social além da educação. Então é importante que a gente leve, tanto para nossos alunos quanto para a população, o que representa a reforma trabalhista. Então, por meio do nosso curso de direito, a Unitri tem essa responsabilidade de levar essa informação aos nossos acadêmicos e à comunidade”, disse José Maria Mina, vice-reitor da Unitri.

Impactos       

O juiz do trabalho Marcelo Segato disse que é importante que a população esteja ciente das mudanças, pois elas terão grande impacto nas relações entre empregados e empregadores. Já o economista Fernando Duarte, que representou o Dieese no fórum, afirmou que a reforma será ruim para o trabalhador, por conta do enfraquecimento dos sindicatos.

“Essa reforma é muito ruim pro trabalhador porque, primeiro, ela desprotege o trabalhador do ponto de vista da organização sindical, ela enfraquece a organização sindical, agora ele deixa de estar obrigado a financiar essa instituição”, disse.

Já Paulo Veloso, que representou o Ministério Público do Trabalho no fórum, disse que o órgão é contrário à reforma trabalhista.

“O Ministério Público do Trabalho tem posição institucional contrária à reforma trabalhista. Durante o trâmite legislativo, foram apresentados diversas notas técnicas apontando pela necessidade de que o projeto não fosse aprovado”, explicou Paulo

Informações no local: Léo Carvalho