No alto, Juiz de Direito, Dra Maria Elisa Taglialegna, Zezinho Mendonça (sentado) e o Bispo Dom Paulo Francisco Machado. Em pé: Gláucia da Saúde, Ana Paula, Maria Hilda (Filha do casal), Odelmo Leão ao lado de neta, duas filhas do primeiro casamento, outra neta com o primeiro bisneto (a) a caminho
A Câmara Municipal de Uberlândia realizou na noite desta segunda-feira (02.Dez), uma sessão solene para a outorga de títulos de cidadania uberlandense ao prefeito de Uberlândia Odelmo Leão Carneiro e a primeira dama e deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.
Autoria da homenagem
A Vereador Glaucia da Saúde (PL), foi a autora do decreto legislativo, aprovado na Câmara Municipal, que concedeu a homenagem a Odelmo Leão e Ana Paulo Junqueira.
Nossa equipe de reportagem esteve presente e registrou a justa homenagem, acompanhe:
História de Odelmo Leão
Nascido em Uberaba, Odelmo Leão cresceu em Uberlândia, onde construiu uma trajetória de muito sucesso. Odelmo foi bancário e presidente do Sindicato Rural de Uberlândia. Iniciou sua jornada na política em 1991, pela Câmara dos Deputados, onde exerceu 5 mandatos de deputado federal (1991-2003/2015-16).
Na Câmara dos deputados, foi líder do seu partido (PP) e considerado por diversos anos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), “Um dos Cem Cabeças do Congresso Nacional”.
Entre 2003 e 2004, Odelmo licenciou-se do cargo de deputado federal para assumir comando da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais.
Uberlândia
Em Uberlândia, Odelmo Leão foi eleito prefeito pela primeira vez em 2004, sendo reeleito em 2008. Como a lei eleitoral não permite um terceiro mandato consecutivo, ele não disputou a eleição de 2012. Em 2016 ele retornou a disputa e venceu, assumindo em 2017 a prefeitura de Uberlândia pela terceira vez. Já em 2020, Odelmo foi eleito para quarto mandato.
Ana Paula Junqueira Leão
Ana Paula Junqueira Leão é mineira, nascida em Varginha. Neta e filha de produtores rurais, foi criada no município de Caxambu, onde desde cedo desenvolveu amor pela fazenda e pela produção de leite, profissão essa que concilia até hoje com as atividades políticas.
Na adolescência, mudou-se para a capital mineira para concluir os estudos e iniciou sua vida profissional como estagiária da Caixa Econômica Federal. Depois começou a trabalhar na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e na Câmara dos Deputados. Atuou ao lado do esposo nos seus quatro mandatos de prefeito, assumido as Secretárias de Governo e Comunicação, de Saúde e também de Agronegócio.
Em 2022, foi eleita Deputada Federal por Minas com 77.990 votos. Na Câmara dos deputados, Ana Paula é membro titular das Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e Turismo (CTUR).