Reprodução: TV Vitoriosa
Medidas incluem suspensão de horas extras, congelamento de contratações e cortes em despesas não prioritárias
A Prefeitura de Uberlândia publicou decreto no Diário Oficial determinando o bloqueio de R$ 200 milhões em despesas de custeio e investimentos com recursos próprios, com o objetivo de equilibrar as contas públicas até o final de 2025. Segundo o município, o corte atingirá apenas gastos não essenciais, mantendo prioridades como pagamento de servidores, merenda e transporte escolar, saúde, educação, previdência e obras em andamento.
Entre as medidas estão a suspensão de horas extras não essenciais, congelamento de contratações e contratos temporários, redução de 30% em gastos com materiais e serviços não prioritários, além da revisão de eventos e viagens de servidores.
A Prefeitura ressalta que o bloqueio poderá ser ajustado caso haja alterações na arrecadação municipal, sempre em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O município destaca que os recursos necessários para áreas prioritárias, como pagamento de pessoal, encargos da dívida, merenda escolar, transporte, saúde, educação, previdência municipal e obras em andamento, serão mantidos, garantindo a continuidade dos serviços essenciais à população.