Prefeitura de Uberlândia declara emergência em saúde pública devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave


Diante do expressivo aumento nas internações causadas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, decretou situação de emergência na área da saúde pública

A decisão foi oficializada nesta terça-feira (6), por meio de publicação em edição suplementar do Diário Oficial do Município. O decreto tem validade de 180 dias e poderá ser prorrogado conforme a evolução do cenário epidemiológico.

A medida busca garantir a proteção da população e assegurar a capacidade de resposta da rede de saúde municipal. Somente em abril, houve um crescimento de cerca de 90% nas hospitalizações por SRAG provocadas por vírus respiratórios que não estão relacionados à Covid-19. A curva de internações apresentou aumento constante a partir da segunda quinzena do mês, com uma média superior a 50 novos casos por dia nos últimos dez dias, o que pressiona diretamente os serviços de urgência e as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Com a declaração de emergência, o município poderá adotar ações imediatas e articuladas nas áreas de vigilância, assistência médica e controle de surtos. Entre as medidas autorizadas estão o reforço da estrutura hospitalar, ampliação da oferta de leitos clínicos e de UTI, intensificação da testagem para vírus respiratórios, além da possibilidade de contratações emergenciais e aquisição rápida de insumos e equipamentos.

Vacinação contra a Influenza será intensificada no Dia D

Outra frente importante permitida pelo decreto é o fortalecimento das campanhas de vacinação e das ações educativas sobre prevenção de doenças respiratórias. A imunização é a forma mais eficaz de evitar o contágio e reduzir a disseminação dos vírus, beneficiando não apenas quem se vacina, mas toda a comunidade.

Com esse objetivo, a Prefeitura de Uberlândia promove neste sábado (10), das 8h às 17h, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A mobilização contará com 36 pontos de atendimento espalhados por toda a cidade e distritos, incluindo unidades de saúde, escolas e locais de grande circulação de pessoas. Além da vacina contra a gripe, os profissionais também farão a atualização do cartão de vacinação com outros imunizantes.