Prefeitura de Uberlândia incentiva desenvolvimento de empresas pelo ‘Facilita Inovação’


Programa realizado em parceria com o Sebrae oferece suporte técnico especializado para empresas e startups locais que desenvolvem soluções inovadoras

Para contribuir com o desenvolvimento de empresas e startups locais, a Prefeitura de Uberlândia promove mais uma etapa do programa “Facilita Inovação”. Seguindo diretriz do prefeito Paulo Sérgio, o programa, que é realizado em parceria com o Sebrae, oferece suporte técnico especializado para que empresas e startups possam estruturar e redigir projetos de inovação, se preparar para captação de recursos em editais públicos e aumentar as chances de aprovação em chamadas públicas.

“O município reconhece a necessidade cada vez maior de as empresas terem acesso aos recursos financeiros para alavancar projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico. Muitas delas, por exemplo, enfrentam dificuldades técnicas na estruturação e escrita de propostas para submissão em editais públicos, o que limita as chances de captação de investimentos e expansão dos negócios. Para solucionar esse desafio e fortalecer o ecossistema de inovação local, desenvolvemos o programa visando estimular a competitividade”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves.

‘Facilita Inovação’

A estrutura do programa “Facilita Inovação” foi desenhada para conectar empresas e startups aos principais agentes do ecossistema de inovação local, com base em três frentes principais:

·         Mapeamento de oportunidades: a Secretaria, em parceria com o UberHub, identifica e divulga chamadas públicas de fomento à inovação;

·         Conexão com parceiros estratégicos: as empresas são conectadas a instituições que oferecem suporte técnico, como Sebrae, instituições de ensino superior (IES) e ICTs – que auxiliam desde a estruturação do projeto até a submissão final.

·         Assessoria e consultoria especializadas: cada edital é tratado como um projeto específico, com escopo, prazos e ações definidas.

Desde o último mês de março, quando teve início a parceria entre Prefeitura de Uberlândia e Sebrae, 12 empresas do município já foram cadastradas e atendidas pelo Sebraetec, com projetos elaborados e encaminhados para editais de inovação. Conforme cada edital, as empresas recebem orientação personalizada, incluindo diagnóstico de aderência, apoio na elaboração do projeto e acompanhamento técnico até a submissão da proposta.

Inscrição

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas a qualquer momento. Para tanto, é necessário preencher este formulário online. O programa tem duração prevista até dezembro deste ano, quando termina a concessão firmada entre Prefeitura de Uberlândia e Sebrae. Durante o período, o formulário segue disponível para adesão por novos interessados.

Assim que a empresa preenche o formulário, um técnico disponibilizado pelo Sebrae entra em contato para formalizar o contrato de prestação de serviços. O programa funciona no modelo de cofinanciamento através do Sebraetec. Cada consultoria está orçada em R$ 5.940. Do total, o Sebrae custeia 70% e a empresa inscrita se encarrega pelo investimento restante.

Destaca-se que não há limite de vagas para participação. O atendimento às empresas e startups interessadas será realizado de acordo com a demanda e elegibilidade de cada projeto.