Foto: divulgação Prefeitura
Site reúne documentos, imagens, objetos e registros sobre a cidade; ferramenta digital é mais um importante recurso para preservar a memória cultural da cidade

A Prefeitura de Uberlândia passa a disponibilizar uma novidade que, além de democratizar e facilitar o acesso a um rico acervo histórico, vai dar mais transparência ao trabalho realizado no Museu Municipal de Uberlândia e modernizar e otimizar os processos internos de gestão da instituição. O Município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançou o novo site do Museu Municipal. Mais um importante recurso para preservar a memória cultural e a história da cidade, a plataforma digital está disponível gratuitamente e pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre a história, a cultura e o patrimônio da cidade.
No novo site estarão presentes imagens de 4 mil objetos antigos, fotografias históricas, documentos digitalizados, exposições virtuais e registros que ajudam a contar a história de Uberlândia. O projeto contou com o trabalho de digitalização, catalogação e curadoria de profissionais da área cultural e de tecnologia, garantindo a qualidade e a organização das informações disponíveis.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs, o objetivo da nova plataforma digital é promover a preservação da memória local e democratizar o acesso às informações do acervo do museu, que antes só podiam ser vistas presencialmente. “O acervo digital é um marco importante para o Museu Municipal, pois amplia o alcance do nosso trabalho de preservação e permite que estudantes, pesquisadores e a população em geral explorem a história de Uberlândia de forma prática e interativa”, afirmou.
História
Além da consulta ao acervo, a ferramenta digital também oferece informações sobre a história do Museu Municipal de Uberlândia. Criado em 1986, por meio da lei nº 4.376, o Museu apresentou a sua primeira exposição em 1º de maio de 1987. A partir de então vem realizando diversas mostras itinerantes, temporárias e de longa duração, sempre contextualizando o seu acervo de peças do cotidiano rural e urbano. Além das exposições, oferece diversas atividades de ação cultural e educativa envolvendo alunos de escolas públicas e privadas e a comunidade em geral.
O Museu Municipal funciona no Palácio dos Leões, localizado na Praça Clarimundo Carneiro, 67, no bairro Fundinho. O prédio foi projetado e construído no biênio 1916-1917, por Cypriano D’el Fávero para abrigar o Paço Municipal. Foi inaugurado em 11 de novembro de 1917. Abrigou a Prefeitura até 1966 e a Câmara Municipal até 1993. Em 1994, a Secretaria de Cultura deu início às ações para a nova ocupação do edifício. Foi adequado, revitalizado e restaurado pelos arquitetos Rodrigo Meniconi e Alessandro Rende, passando a abrigar o Museu Municipal de Uberlândia.