PRF apreende 1.500 cigarros eletrônicos ilegais em Monte Alegre de Minas


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma grande apreensão de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes, na BR-153, em Monte Alegre de Minas, na manhã deste domingo (7).

O flagrante ocorreu por volta das 11h no quilômetro 56 da rodovia. Na ocasião, uma caminhonete de cor preta foi parada para fiscalização. O motorista do veículo, de 49 anos, informou à PRF que estava transportando encomendas de São Paulo para Goiás como um favor a um amigo; contudo, ele não apresentou qualquer documentação fiscal que comprovasse a legalidade da carga ou da viagem e alegou desconhecer o conteúdo das caixas.

Ao realizar a abertura das 14 caixas de papelão encontradas no compartimento de carga, os policiais constataram que se tratavam de cigarros eletrônicos e que a mercadoria tinha origem na China e em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. No total, a apreensão incluiu 1.500 unidades de cigarros eletrônicos e 100 unidades de insumos para os dispositivos, entre acessórios e refis.

Tanto a mercadoria apreendida quanto o condutor foram encaminhados à Polícia Federal de Uberlândia para os procedimentos legais cabíveis. O veículo utilizado no transporte foi recolhido a um pátio credenciado.

A comercialização, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o que torna a apreensão um caso de descaminho.