Protagonista nas negociações do Propag, Deputado Tadeu Martins (Presidente da ALMG) é peça chave nas próximas eleições


Desde 2023, Tadeuzinho exerce a presidência da ALMG, estando na quarta legislatura consecutiva como deputado estadual

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB), tem desempenhado papel fundamental no processo de negociação da dívida do Estado com a União, um dos maiores desafios enfrentados pelo governo mineiro nas últimas décadas.

Com habilidade política e espírito de conciliação, Tadeu conduz os trabalhos na ALMG de forma a garantir diálogo entre os poderes, tornando a negociação mineira referência para outros estados.

Seu objetivo é claro: criar um ambiente favorável para que Minas Gerais encontre uma saída responsável, justa e equilibrada para a dívida bilionária que compromete as finanças públicas e limita investimentos em áreas essenciais.

Nesse sentido, Tadeuzinho atua como articulador, aproximando posições divergentes e garantindo que a Assembleia tivesse voz ativa nas discussões sobre o Propag.

A liderança do presidente da ALMG neste processo reafirma sua capacidade de conduzir debates estratégicos para o futuro de Minas Gerais e sua disposição de colocar os interesses da população acima das disputas políticas.

Eleições 2026

Na xadrez eleitoral Tadeuzinho tem seu nome citado em diferentes cenários. Em junho deste ano, durante convenção estadual do MDB, correligionários do deputado fizeram coro pelo lançamento de Tadeu Leite como cabeça de chapa ao governo de Minas. Como em outras vezes em que a possibilidade foi levantada, o parlamentar agradeceu pelo apoio, mas desconversou.

Em julho quem fez um aceno ao presidente do parlamento mineiro foi o Senador Cleitinho, pré-candidato a governador de Minas.

“Com toda a humildade, eu gosto muito do Tadeuzinho, que hoje é presidente da Assembleia, fui companheiro dele na Assembleia, fui deputado com ele, e ele também conhece bem a realidade do Norte de Minas, e, se Deus abençoar que eu venha governador, tem que cuidar de todo o Estado, mas eu tenho que ter uma atenção maior pelo Vale de Jequitinhonha, pelo Norte de Minas. Então, seria um excelente nome”, destacou Cletinho.

Outra hipótese seria uma chapa ao governo com Rodrigo Pacheco e Tadeu Martins. Pacheco e Tadeuzinho trabalharam bem durante o período de articulação para a criação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) junto à União.

Cumprindo seu quarto mandato de deputado estadual, a ainda jovem, Tadeu Martins é o presente e o futuro da politica mineira.