Quem é o novo Papa? Conheça o americano Robert Francis Prevost, o Leão XIV


A tão esperada fumaça branca que anuncia a eleição do novo papa foi expelida nesta quinta-feira (8) da chaminé da Capela Sistina, no segundo dia de conclave. O escolhido foi o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. Ele tem 69 anos e é o 267° papa da história da Igreja Católica.

Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro.

Quem é Robert Francis Prevost?

Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.

Embora tenha nascido na América do Norte, Prevost construiu a maior parte da sua jornada religiosa na América Latina, particularmente no Peru. Foi lá que ele se sobressaiu até atingir as posições mais elevadas na Cúria Romana.

Quando foi escolhido, exercia dois cargos relevantes no Vaticano: o de prefeito do Dicastério para Bispos, encarregado de nomear bispos, e o de presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

Prevost, com sua postura discreta e voz serena, costuma fugir das luzes e entrevistas. Contudo, é percebido como um reformista, em sintonia com a política de abertura promovida por Francisco. Possui uma sólida formação teológica e é visto como um especialista na lei canônica, que orienta a Igreja Católica.

Ingressou no caminho religioso aos 22 anos. Ele se graduou em teologia na União Teológica Católica de Chicago e, aos 27 anos, foi designado para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.

Foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, começou sua missão no Peru, começando em Piura e posteriormente em Trujillo. Permaneceu no país por uma década, inclusive durante o regime autoritário de Alberto Fujimori. Robert Francis Prevost foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco.

Quem foi o Papa Leão XIII?

O novo papa adotou o nome Leão XIV, o que indica uma continuidade do legado de Leão XIII, que liderou a Igreja Católica durante 25 anos.

Vincenzo Gioacchino Pecci, escolheu o nome de Leão XIII. Italiano, ele foi o líder da Igreja Católica de 20 de fevereiro de 1878 até sua morte em julho de 1903.

Humanista, o papa que escrevia poemas em latim e ganhou fama por sua extensa encíclica social ‘Rerum Novarum’, que tratou diretamente da questão operária, sugerindo a cooperação entre capital e trabalho e as entidades sindicais, além de apresentar diversas sugestões.

No decorrer do seu pontificado, condenou o liberalismo, porém rejeitou o socialismo e a luta de classes. Foi ele quem desmantelou os Estados Pontifícios em 1900.