Imagem Reprodução
A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está investigando nove casos suspeitos de sarampo em Uberlândia, todos em crianças. A situação liga o alerta das autoridades, visto que o estado não registra transmissão local da doença desde 2020.
Os primeiros dois casos foram notificados no início do mês, e outros sete surgiram nos últimos dias, após a emissão de um alerta sanitário às unidades de saúde do município. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou uma informação preocupante: nenhum dos pacientes havia sido vacinado com a Tríplice Viral, vacina que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
As crianças estão clinicamente bem e seguem em monitoramento constante pelas equipes de saúde municipais e estaduais.
Como resposta imediata, o município de Uberlândia já iniciou medidas como ações de vacinação seletiva estão sendo realizadas nas áreas afetadas para conter a possível disseminação do vírus e a busca ativa por novos casos suspeitos da doença.
A Secretaria reforça que a vacinação é a melhor e mais eficaz forma de evitar o sarampo. A vacina Tríplice Viral está disponível gratuitamente em todas as 75 salas de imunização de Uberlândia. Manter a cobertura vacinal acima de 95% é crucial para impedir o retorno da circulação do vírus e proteger a comunidade.
