STF torna réus mais seis acusados de envolvimento na trama golpista


Ministros da Primeira Turma decidiram por unanimidade receber denúncia contra integrantes do chamado “núcleo 2”

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu, nesta terça-feira (22), por unanimidade, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e tornou réus mais seis denunciados da tentativa de golpe de Estado.

Os réus são Filipe Martins, Marcelo Câmara, Silvinei Vasques, general Mário Fernandes, Marília de Alencar e Fernando de Sousa Oliveira.

Os seis integram o chamado núcleo 2 e são acusados de gerenciar as ações para manter Jair Bolsonaro no poder mesmo após a derrota nas urnas. A denúncia contra o primeiro núcleo, que inclui Bolsonaro, foi aceita no mês passado.

Alexandre de Moraes é o relator da denúncia da PGR contra 34 pessoas que, além do ex-presidente, tem ex-comandantes das Forças Armadas e ex-ministros, por tentativa de golpe. Em seu voto, o ministro afirmou que há indícios suficientes para tornar os integrantes do grupo réus.

Mais cedo, Bolsonaro fez uma publicação em seu perfil do Instagram criticando a prisão do seu ex-assessor Filipe Martins.

Saiba quem são os réus:

  • Fernando de Sousa Oliveira, delegado da Polícia Federal (PF);
  • Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor de Assuntos Internacionais de Bolsonaro
  • Marcelo Costa Câmara, coronel da reserva do Exército e ex-assessor de Bolsonaro;
  • Marília Ferreira de Alencar, delegada da PF e ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. É a única mulher entre os 34 denunciados;
  • Mário Fernandes, general da reserva do Exército;
  • Silvinei Vasques, ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Reprodução SBT News