Suárez faz três, Grêmio vira sobre Botafogo e encosta no líder do Brasileirão


Glorioso abre 3 a 1 no começo do segundo tempo, mas Tricolor Imortal reage e vence com hat-trick do pistoleiro; ambos têm 59 pontos

O Grêmio venceu o Botafogo por 4 a 3, numa virada espetacular, na noite desta quinta-feira (9), em São Januário, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diego Costa, Everton Galdino, Júnior Santos, Marlon Freitas e Suárez (3x), nessa ordem, fizeram os gols.

Há duas rodadas, o Glorioso abriu 3 a 0 diante do Palmeiras, no Nilton Santos, e viu o rival vencer pelo mesmo placar, 4 a 3. Nesta noite, a torcida reagiu mal, vaiou o goleiro Lucas Perri e chamou o time de “sem vergonha”. Fernando Diniz convocou Perri para os próximos compromissos da seleção brasileira.

Com os três pontos, o Grêmio chegou a 59 pontos, na segunda colocação. O líder ainda é o Botafogo, que tem um jogo a menos, com os mesmos 59. O Palmeiras também tem 59, na terceira colocação. Red Bull Bragantino é o quarto, com 58, e o Flamengo, o quinto, com 56. O Massa Bruta e o Rubro-Negro também têm um jogo a menos. A disputa pelo título está amplamente aberta.

Como foi o jogo

O primeiro tempo, assim como toda a partida, foi eletrizante desde os primeiros minutos. Logo aos seis minutos, Hugo cruzou para a área, Diego Costa matou no peito e chutou rasteiro para abrir o placar para o Botafogo. Mas a alegria durou pouco.

Aos nove, Carballo deu um lindo passe e deixou Everton Galdino cara a cara com Perri. O atacante chutou cruzado, de esquerda, e empatou. O jogo ficou lá e cá, até que Marlos Freitas deixou Diego Costa na boa para finalizar. Grando até defendeu, mas deixou a bola limpa no rebote. Bastou a Júnior Santos empurrar para as redes.

Ainda no primeiro tempo, o Grêmio ficou na bronca com um possível pênalti. Depois de Besozzi cortar Di Plácido, o lateral deu um carrinho dentro da área, e a bola desviou entre seu peito e braço. Nem árbitro e nem VAR sinalizaram a falta. O jogo foi ao intervalo com o placar de 2 a 1 para o Botafogo.

O segundo tempo mal começou e o líder ampliou a vantagem. No primeiro minuto, Di Plácido cruzou para trás e Marlon Freitas pegou de primeira, cruzado, e venceu Grando. Mas foi aí que brilhou a estrela de Luisito Suárez.

O pistoleiro precisou de apenas quatro minutos para empatar a partida. Aos quatro minutos, o uruguaio ficou com a sobra de uma bola dentro da área, limpou Hugo e finalizou na saída de Perri. Já aos oito, Ferreirinha aproveitou falha de Di Plácido e lançou Suárez, que ganhou de Víctor Cuesta e finalizou. Tudo igual, 3 a 3 com menos de 10 minutos da etapa complementar.

O Tricolor Imortal seguiu melhor na partida, e, num roteiro espetacular, Luis Suárez fez o terceiro dele e o quarto do Grêmio, para a virada. Aos 23, ele e Villasanti tabelaram rapidamente, e o uruguaio saiu cara a cara com Perri, para mandar às redes e sair para o abraço.

A torcida do Botafogo reagiu mal e começou a vaiar o goleiro Lucas Perri. O Grêmio, por sua vez, esfriou a partida. Assim como contra o Palmeiras, o Botafogo abriu boa vantagem e viu seu rival virar. Muitas emoções estão reservadas para o restante do Brasileirão.
SBT Sports