Julia Martins/Raspress/Estadão Conteúdo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), desembarca em Brasília nesta segunda-feira (15) para reforçar articulações em torno de um projeto de lei de anistia. A saída do Palácio dos Bandeirantes está prevista para as 16h30, e a agenda oficial permanece flexível, permitindo encontros com autoridades. Ele permanecerá na capital federal durante a noite, retornando a São Paulo na terça-feira (16). Assim como em visitas anteriores, Tarcísio viaja sozinho, sem assessores.
O foco principal da visita inclui uma reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta, e possivelmente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, além de conversas com lideranças partidárias. A expectativa é que seja mais simples obter apoio de Motta, já que Tarcísio manteve contatos diretos com ele no início do mês. Segundo aliados, atualmente a proposta contaria com cerca de 300 votos favoráveis na Câmara.
Por outro lado, o maior desafio deve ser no Senado, onde Alcolumbre se mostrou contrário a pautar o projeto. Ele já adiantou que pretende apresentar uma proposta alternativa para atualizar a Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, sem conceder perdão a condenados. Tarcísio defende um texto mais amplo, que incluiria também o ex-presidente Jair Bolsonaro, mas pessoas próximas ao governador avaliam que a versão defendida por Alcolumbre tem mais chances de avançar, pois está alinhada com o Supremo Tribunal Federal (STF) e reduziria riscos de questionamentos judiciais.