Foto: divulgação Gaeco
Na manhã desta terça-feira (23), foi deflagrada a Operação Seth – 3ª Fase, fruto de uma ação integrada entre o Ministério Público de Minas Gerais, por meio do GAECO Uberlândia, a Polícia Militar de Minas Gerais (17º BPM, 32º BPM, 9ª Cia Ind PE e 6ª Cia PM MAMB), a Polícia Civil de Minas Gerais (9º Departamento) e a Receita Estadual de Minas Gerais.
A operação tem como objetivo reprimir uma organização criminosa voltada à lavagem de capitais obtidos com a exploração de jogos de azar em Uberlândia e região. As investigações apontam que o grupo estruturou um esquema sofisticado para ocultar a origem ilícita de recursos, utilizando veículos, imóveis, consórcios em nome de “laranjas”, movimentações bancárias suspeitas e atividades empresariais com viés criminoso.
Embora tenha como base Uberlândia, o grupo atua em pelo menos 16 cidades. Nesta fase, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em imóveis residenciais e comerciais, incluindo a cidade de Maringá/PR, onde o GAECO local prestou apoio.
Durante a operação, foram apreendidos arma de fogo, munições, veículos de luxo suspeitos, embarcação náutica, dinheiro em espécie, celulares e outros eletrônicos, máquinas caça-níqueis e equipamentos utilizados na exploração de jogos de azar.
Na residência do líder da organização, foram encontrados 1.990 maços de cigarro sem nota fiscal, aproximadamente R$ 90 mil em espécie, uma pistola calibre .40 e 15 munições. O suspeito foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, munições e lavagem de capitais e será encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça.
Em outro local alvo das buscas, foram apreendidos R$ 50 mil em espécie, reforçando as evidências de lavagem de dinheiro.
A operação contou com a participação de dois promotores de Justiça, 60 policiais militares, 20 policiais civis e auditores da Receita Estadual. O Ministério Público ressaltou que a ação representa mais um passo no combate às organizações criminosas e à lavagem de capitais, reforçando o compromisso com a ordem pública e a segurança da população.