Imagem Reprodução
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação Tolerância Zero, iniciada de forma simultânea nos 18 municípios que compõem a 9ª Região da Polícia Militar (RPM); envolvendo os batalhões responsáveis por Uberlândia, Ituiutaba e Araguari. A ação foi desenvolvida com o objetivo de reforçar a segurança pública e atuar em frentes específicas de combate à desordem e criminalidade.
A Operação Tolerância Zero visa reprimir furtos em geral, com foco especial nos furtos de fios de cobre; combater a receptação de materiais ilícitos, coibir a perturbação do sossego público e reforçar ações de fiscalização de trânsito.
Perturbação do sossego
Um dos focos principais da operação é o combate às perturbações da tranquilidade que ocorrem em vias públicas, em especial as provocadas por veículos. As ações buscam reprimir a perturbação causada por sons automotivos, manobras arriscadas que causam desordem no trânsito e veículos que utilizam descargas livres ou alteradas, provocando ruídos.
Segundo a PMMG, as ações atendem a uma preocupação da comunidade, mesmo nos casos de crimes de menor potencial ofensivo e infrações de trânsito. Além disso, as autoridades solicitam que a população tenha a iniciativa de denunciar práticas de perturbação e os indivíduos envolvidos nestas ações, pois a informação fornecida será condensada para criar frentes de inteligência que têm o objetivo de monitorar os infratores e retirar veículos irregulares de circulação.
A Operação Tolerância Zero não tem data prevista para ser encerrada, mantendo o combate à desordem até que haja a percepção de tranquilidade por parte da população.
Veja a reportagem completa:
