Trump defende Bolsonaro e fala em “caça às bruxas” nas redes sociais


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a manifestar apoio a Jair Bolsonaro (PL) por meio de suas redes sociais. Em publicação feita nesta terça-feira (8) na plataforma Truth Social, Trump declarou que o ex-mandatário brasileiro está sendo vítima de perseguição política e pediu que o deixem “em paz”.

“Deixem o Grande Ex-Presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”, escreveu o republicano.

Esta foi a segunda vez em dois dias que Trump se posicionou a favor de Bolsonaro. Na segunda-feira (7), ele já havia publicado uma mensagem afirmando que o ex-presidente brasileiro estaria sendo injustamente tratado.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu tenho assistido, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu.

Bolsonaro agradece apoio

Em resposta, Bolsonaro utilizou suas redes sociais para agradecer o apoio de Donald Trump. Na rede X (antigo Twitter), o ex-presidente do Brasil disse estar feliz com a manifestação do republicano e comparou seus processos judiciais aos enfrentados por Trump nos EUA.

“Recebi com muita alegria a manifestação do presidente Donald Trump”, escreveu Bolsonaro, mencionando a trajetória do líder americano. “Mesmo implacavelmente perseguido, venceu para o bem dos Estados Unidos e dezenas de outros países verdadeiramente democráticos”, completou.

Trump enfrenta atualmente uma série de processos judiciais nos EUA, incluindo uma condenação por fraude comercial e outras acusações relacionadas à tentativa de reverter o resultado da eleição presidencial de 2020.

Alinhamento político

Donald Trump e Jair Bolsonaro mantêm uma relação próxima desde o período em que ambos estavam no poder, entre 2019 e 2021. Durante seus mandatos, defenderam agendas semelhantes, com forte presença nas redes sociais, críticas à imprensa tradicional e posturas conservadoras em temas sociais e econômicos.

A expressão “caça às bruxas” já foi usada por Trump em diversas ocasiões para se referir a investigações que o envolvem, como o inquérito sobre interferência russa nas eleições de 2016, as acusações de pressão ao governo ucraniano em 2019 e as ações judiciais relativas aos protestos no Capitólio em 2021.