Trump impõe tarifa de 10% a países que aderirem às políticas do Brics


Anúncio ocorre após cúpula do bloco no Rio e inclui novas diretrizes comerciais dos EUA;

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (7) que os acordos e cartas tarifárias internacionais dos EUA começarão a ser divulgados a partir das 12h (13h no horário de Brasília). Em sua declaração, o republicano destacou que os países que seguirem as diretrizes políticas do Brics serão penalizados com uma tarifa adicional de 10%.

“Qualquer nação que apoiar políticas antiamericanas promovidas pelo Brics será alvo de uma sobretaxa de 10%, sem exceções”, declarou Trump.

A fala de Trump foi feita poucas horas após o encerramento da cúpula anual do Brics, realizada este ano no Rio de Janeiro. Na ocasião, sem citar os Estados Unidos, o texto condena ataques contra países do bloco, como Rússia e Irã, e reforça a defesa do multilateralismo e da reforma do Conselho de Segurança da ONU. Também aborda questões delicadas no Oriente Médio, como os conflitos entre Irã e Israel e a situação na Faixa de Gaza.

Entenda o que é o Brics

O Brics é uma coalizão internacional voltada à cooperação econômica e ao desenvolvimento, formada por África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia. O bloco também conta com países parceiros em sua atuação geopolítica. Em 2025, o Brasil ocupa a presidência rotativa da organização, com foco na reforma da governança global e no fortalecimento da cooperação entre os países do Sul Global.