Uberlândia vai receber 11 ambulâncias para implantação do SAMU


Uberlândia se prepara para implantar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com a chegada de 11 novas ambulâncias, segundo confirmação do Ministério da Saúde. O município receberá oito unidades de suporte básico e três de suporte avançado, viabilizadas pelo Novo PAC Saúde.

A previsão inicial é que os veículos comecem a ser entregues a partir de dezembro. Para acelerar o processo, a cidade sediará, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, uma oficina no Centro Administrativo Municipal, com participação da Prefeitura, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, de hospitais públicos e privados e de representantes da rede de urgência e emergência da região.

Durante o encontro, o Ministério da Saúde vai apresentar um cronograma de implantação do SAMU e promover visitas técnicas a centrais de regulação e unidades hospitalares.

Outro ponto importante da oficina será a discussão sobre a recomposição do teto da Média e Alta Complexidade, estimada em R$ 85 milhões, valor considerado essencial para garantir a sustentabilidade financeira da saúde em Uberlândia e viabilizar a chegada do novo serviço.