Inscrições para o projeto “Adolescentes Poliglotas” estarão abertas de 2 a 5 de maio (Imagem: Canva)
Projeto “Adolescentes Poliglotas” oferece 75 vagas para estudantes do ensino fundamental aprenderem espanhol, francês e inglês
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), lança edital para o projeto de extensão “Adolescentes Poliglotas”, que visa oferecer curso gratuito de línguas estrangeiras para estudantes do ensino fundamental.
O objetivo é fazer com que os adolescentes se familiarizem com línguas e culturas estrangeiras, de maneira a propiciar uma postura plurilíngue e de acolhimento da diversidade. Para isso, eles terão aulas ministradas em três línguas – Espanhol, Francês e Inglês – além de contato com estudantes internacionais e brasileiros com experiência em mobilidade internacional na UFU.
Para participar do “Adolescentes Poliglotas”, os candidatos devem ter entre 12 e 14 anos, estar regularmente matriculado do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e demonstrar disponibilidade para participar integralmente das atividades propostas, tanto online quanto presenciais.
Características do curso
Com uma carga horária total de 100 horas anuais, o curso contemplará aulas online síncronas, encontros presenciais e atividades no ambiente virtual Moodle, permitindo aos estudantes uma imersão estruturada nos idiomas.
As aulas acontecerão semanalmente às quartas-feiras, com opções de horário que buscam atender diferentes disponibilidades dos estudantes. Serão três turmas, cada uma com 25 vagas, distribuídas nos horários de 13:30 às 15:00, 15:30 às 17:00 e 17:30 às 19:00.
Durante os encontros, os alunos terão 30 minutos dedicados a cada língua (espanhol, francês e inglês), com apresentação de vídeos e depoimentos de estudantes internacionais e brasileiros que vivenciaram experiências de mobilidade na UFU, enriquecendo ainda mais o contexto cultural e linguístico.
Inscrição e divulgação dos resultados
As inscrições ocorrerão exclusivamente pelo formulário online, no período de 02 a 05 de maio de 2025. Os interessados deverão realizar o upload de documentos essenciais, incluindo documento de identificação, comprovante de matrícula escolar e carta de recomendação.
O resultado será divulgado no dia 08 de maio de 2025, com confirmação de vaga até 12 de maio. Os estudantes que cumprirem 75% de presença e obtiverem 60% de aproveitamento nas atividades online receberão certificado oficial da Universidade Federal de Uberlândia.
Para informações detalhadas e compreensão integral dos requisitos, recomenda-se a leitura do edital completo.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: adolescentespoliglotas@gmail.com
Fonte: Comunica UFU