Imagem: Matheus Lima/Vasco
Cruzmaltino faz primeiro tempo arrasador, mas vê time baiano reagir e quase leva empate em São Januário
Com grande atuação de Payet, o Vasco venceu o Bahia na noite desta segunda-feira (28), em São Januário, no Rio de Janeiro, por 3 a 2, pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, mas tomou um baita susto.
A equipe chegou a estar vencendo por 3 a 0, com dois gols de Payet e um de Emerson Rodríguez, mas viu os baianos marcarem com Lucho e Ademir. No entanto, se segurou e confirmou o triunfo que leva o time aos 43 pontos.
Com a derrota, a equipe comandada por Rogério Ceni perdeu a chance de colar no G6 e estacionou nos 46 pontos.
Próximos jogos
O Vasco volta a campo apenas no dia 5, quando faz o clássico contra o Botafogo, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos. Já o Bahia recebe o São Paulo, também no mesmo dia e horário, em Salvador, na Casa de Apostas Fonte Nova.
Atropelo vascaíno
O primeiro tempo do Vasco foi de Almanaque. Sem Vegetti, suspenso, o Cruzmaltino entrou em campo com um time mais leve e foi avassalador. Em 30 minutos, a equipe abriu 3 a 0 sobre o Bahia e poderia estar vencendo por mais.
Por pouco, o Bahia não foi para o intervalo sofrendo um revés histórico em apenas 47 minutos de etapa inicial. E o nome do jogo foi Payet. O francês, que substituui Coutinho com dores, marcou duas vezes e comandou o massacre.
Noite de Payet
Atuação de gala de Payet. Primeiro, Emerson Rodríguez abriu o marcador em jogada que teve participação do francês e de Pumita. O olombiano contou com falha de Marcos Felipe para marcar o primeiro gol.
Depois, show do camisa 10. Cobrando pênalti com perfeição – de Kanu em Rayan – ele ampliou a vantagem com 17 minutos de jogo. Aos 31, de fora da área, a defesa e o goleiro baiano para fazer o terceiro e abrir ampla vantagem.
Ceni mexe e Bahia diminui
O terceiro gol foi a gota d’água para Rogério Ceni. O técnico fez duas trocas e logo veio a recompensa. Ademir e Lucho entraram para diminuir. Em jogada do camisa 7, o uruguaio se antecipou à defesa para diminuir em São Januário: 3 a 1.
Bahia reage
Precisando se arriscar, o Bahia voltou com mais mudanças e teve maior domínio na etapa final. O Vasco, como tinha boa vantagem, administrou e correu poucos riscos. A principal arma cruzmaltina foram os contra-ataques.
Com o time carioca bem postado, o Bahia teve que apelar para as bolas aéreas, além de chutes de longa distância. Em uma dessas escapadas, veio o segundo gol.
Em jogada de Everton Ribeiro, Thaciano finalizou e no rebote de Léo Jardim, Ademir de cabeça diminuiu colocando fogo no jogo.
Apesar da incrível reação, o time baiano pressionou, mas não conseguiu chegar ao heroico empate.
Vasco 3×2 Bahia
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Lucas Piton; Mateus Carvalho (Jair), Galdames e Payet (Sforza); Emerson Rodríguez (Maxsuel Alegria), Puma Rodríguez (Maxime Dominguez) e Rayan (Alex Teixeira). Técnico: Rafael Paiva.
Bahia
Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Ademir), Everton Ribeiro e Cauly (Rafael Ratão); Thaciano e Everaldo (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Emerson Rodríguez (Aos 11 min do 1º tempo), Payet (Aos 17 e 31 min do 1ºtempo) para o Vasco;
Lucho Rodríguez (Aos 41 min do 1º tempo) e Ademir (Aos 29 min do 2º tempo) para o Bahia
Cartão amarelo: Galdames, Maicon e Payet (VAS); Gabriel Xavier e Thaciano (BAH)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo válido pela 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Local: São Januário, Rio de Janeiro
Data e hora: 28 de outubro de 2024, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Arbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)